sexta-feira, 30 de setembro de 2011

I Concurso Revela Barra




Atuar na área cultural exige que tenhamos uma real articulação com o objeto central de nosso trabalho, que, ao contrário do que se pensa a principio, não é o produto final do processo cultural – imaginado como objetos que expressam mundos –, e sim o ser humano, seus fazeres e modos de dar sentidos diferentes a seus próprios mundos, seus diversos processos de significação desses mundos.

A partir da década de 1970, a preservação do patrimônio histórico material e imaterial começou a ser pensado de uma forma diferente da que vigia até então: a preservação não mais consistiria apenas em um grupo de técnicos especializados agindo para a escolha do que se deve ser guardado e mostrado de uma determinada comunidade; e sim a partir do valor do testemunho histórico atribuído pelo grupo social ao bem histórico. Isto é, sem uma real articulação e participação da população, o processo de patrimonialização acaba por não dimensionar a real importância desses objetos em seu contexto de origem.
Partindo do referencial teórico que entende a cultura como a totalidade dos sentidos do fazer humano – e que entende a mesma como o elemento que constitui um grupo de indivíduos como comunidade – propomos a realização de um concurso cultural,  vinculado ao programa de extensão da Universidade Federal Fluminense Casa das Mil Casas e ao Instituto de Preservação do Patrimônio Paulo Pardal .  
Um de nossos objetivos com a preservação do patrimônio de Barra de São João é suscitar a reflexão sobre a inclusão da cidade de Casimiro de Abreu no PAC das cidades históricas. A proposta do concurso Revela Barra é a de promover a participação da  população da região na discussão sobre processos de patrimonialização. Nossa intenção é de que a população se aproprie da iniciativa: que pense o mundo que a cercou, no passado, que a cerca, hoje, e a cercará, no futuro, a partir dela mesma.
Sobre o concurso:
O concurso consiste na resposta de uma dessas três perguntas ‘O que só eu conheço da história de Barra de São João?’, ‘O que eu mais gosto em Barra de São João hoje?’ e ‘O que eu mudaria em Barra de São João hoje?’.

Serão premiados os 1°, 2° e 3° lugares de cada linguagem (artes literárias, visuais ou audiovisuais), por categoria de idade (Infanto-juvenil de 6 a 12 anos, Juvenil de 13 a 17 anos e Adulto a partir de 18 anos) num total de 27 premiados conforme abaixo:
a) Artes Literárias:
Categoria Infanto Juvenil: 1º, 2º e 3º Lugar;
Categoria Juvenil: 1º, 2º e 3º Lugar;
Categoria Adulto: 1º, 2º e 3º Lugar;

b) Artes Visuais:
Categoria Infanto Juvenil: 1º, 2º e 3º Lugar;
Categoria Juvenil: 1º, 2º e 3º Lugar;
Categoria Adulto: 1º, 2º e 3º Lugar;

c) Artes Audiovisuais
Categoria Infanto Juvenil: 1º, 2º e 3º Lugar;
Categoria Juvenil: 1º, 2º e 3º Lugar;
Categoria Adulto: 1º, 2º e 3º Lugar

2 comentários:

  1. Gostaria de saber o que será entregue aos vencedores como prêmio, isso não está especificado no edital.Abraços e obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliana!
    Nossos prêmios são:
    Infanto-juvenil:
    1º. Lugar – cupom prêmio no valor equivalente a R$ 200,00 da loja Rosa Mar
    2º. Lugar – celular
    3º. Lugar - 1 mês de internet

    Juvenil:
    1º. Lugar – curso Microway
    2º. Lugar – 1 mês de pilates
    3º. Lugar – 1 mês de internet

    Adulto:
    1º. Lugar – curso IFESC
    2º. Lugar – cupom prêmio equivalente a R$ 100,00 da loja Artmanha
    3º. Lugar – sessão de massoterapia

    ResponderExcluir